Gengivoplastia: a cirurgia para diminuir a gengiva
A cirurgia para diminuir a gengiva tem como principal função dar harmonia ao sorriso. Para realizar a cirurgia com sucesso é preciso que o paciente esteja em dia com a sua saúde bucal, ou seja, se tiver histórico de periodontite, por exemplo, é necessário que o dentista avalie as condições da doença e se ela realmente foi eliminada, para que não haja nenhuma complicação desnecessária. Muito além de uma cirurgia somente feita para tratar de algum problema, gengivoplastia tem também como responsabilidade elevar a autoestima e a confiança do paciente, pois ter um sorriso bonito muda tudo.
Dúvidas mais frequentes sobre a cirurgia para diminuir a gengiva:
Quem pode fazer a cirurgia para diminuir a gengiva?Pacientes com uma gengiva muito grande, com retração da gengiva (em casos de raiz exposta), recobrimento gengival, ou quando a espessura da gengiva é muito fina. Pessoas que tem maus hábitos como tabagismo, álcool são contraindicadas para a cirurgia. Portadores de diabetes e pressão descontroladas, gravidez e com problemas de coagulação também não devem realizar a cirurgia, ou pelo menos adiar o procedimento. Como é realizada a cirurgia para diminuir a gengiva?A anestesia do procedimento é local. Em alguns casos pode-se utilizar de um pouco do tecido do céu da boca, nos casos que necessitam dar volume à gengiva. O procedimento é simples, mas delicado. O cirurgião muda a gengiva de lugar, conforme a necessidade estética, preservando a parte dos “triângulos” que se moldam de acordo com o dente. A cirurgia para diminuir a gengiva pode durar de uma hora até uma hora e meia.
O pré-operatório e o pós-operatório
O pré-operatório consiste em ter os cuidados básicos de higiene. Além de não poder consumir álcool, cigarro e outras drogas. Já o pós- operatório da cirurgia para diminuir a gengiva requer muitos cuidados, principalmente com relação à higiene. O uso correto dos medicamentos, controle da diabetes (quando houver) e cuidado com a escovação são imprescindíveis.
É preciso seguir a risca algumas as seguintes indicações:
- Evitar o consumo de álcool, cigarro e outras drogas nos primeiros sete dias;
- Evitar falar muito nas primeiras 48 horas;
- Evitar exposição ao sol;
- Não escovar em cima dos pontos;
- Se alimentar com alimentos leves e preferencialmente mornos ou frios.
A cicatrização acontece entre 15 a 20 dias. A cirurgia para diminuir a gengiva normalmente é simples, não costuma causar dor e nem inchaço, basta seguir os procedimentos corretamente. É recomendado visitar o dentista a cada seis meses, para realizar uma limpeza profissional, além de escovar os dentes e passar fio dental, após cada refeição, esses pequenos hábitos, quando feitos corretamente proporcionam uma saúde bucal perfeita.
Para saber mais sobre Gengivoplastia: a cirurgia para diminuir gengiva
Ligue para 11 98703-2335 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!