Saiba o que é Coroa dentária
Quem já passou pelo trauma de um dente sabe o quanto essa experiência pode ser dolorosa e constrangedora. As consequências desse trauma são ainda piores: Um dente quebrado traz prejuízos à mastigação e à respiração, causando dores musculares e de cabeça, além do prejuízo estético.
Para resolver a falta de uma parte do dente, a técnica mais utilizada é a que aplica sobre o dente quebrado uma prótese fixa, chamada coroa dentária. Quando vários dentes precisam ser restaurados e estão lado a lado, uma ponte (ou coroa múltipla) pode ser fixada, cobrindo toda a área afetada.
A coroa dentária também pode ser aplicada sobre um implante, dando a ele a aparência de um dente natural, pode ser fixada sobre dentes descoloridos ou amarelados, dentes que foram restaurados com canal e ficaram deformados, entre outras situações.
Isso significa que, desde que haja uma base, é possível aplicar sobre ela a coroa dentária, harmonizando a estética bucal. Para que se aplique a coroa sobre um dente, é preciso reduzi-lo de forma que a coroa possa ser encaixada sobre ele.
Do que é feita a coroa dentária?
A coroa dentária pode ser feita de diferentes materiais como:
- Porcelana;
- Metal (dente de ouro ou prata);
- Zircônia;
- Parte de metal e parte de cerâmica (metalocerâmica).
Também é possível que o dentista indique o uso de uma coroa de resina, que deve ser usada provisoriamente, até que a prótese fixa fique pronta e seja possível aplica-la. A prótese de resina é útil para suavizar o prejuízo estético de um trauma nos dentes frontais.
Quanto tempo dura a coroa?
Embora seja feita para durar a vida inteira, a coroa dentária pode se desprender com o tempo ou por consequência de algumas doenças. Para garantir a longevidade dessa prótese fixa, é preciso ter cuidado ao morder ou mastigar alimentos duros e visitar regularmente o dentista. Uma cuidadosa prática de higiene bucal também pode colaborar.
Que profissional procurar?
Nem todo dentista pode corrigir traumas dentários com a aplicação de coroas. Para fazer a esse trabalho, é preciso que o dentista seja especializado como cirurgião-dentista.
É esse profissional que vai solicitar a coroa a um laboratório de próteses, escolhendo o melhor material para cada situação.
Portanto, a aplicação de uma coroa dentária é o resultado da parceria entre o cirurgião-dentista e um técnico protético. A confiança entre esses profissionais vai trazer ao paciente maior segurança e resultados satisfatórios.
Para saber mais sobre coroa dentária
Ligue para 11 98703-2335 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!