LENTE DE CONTATO DENTAL

O seu NOVO SORRISO está aqui

Visite a VUE Odonto mais próxima de você!

São Paulo
Lente de contato dental Tatuapé
Lente de contato dental Brooklin
Lente de contato dental Santana
Lente de contato dental Lapa
Lente de contato dental

95% de satisfação dos nossos clientes

Lente de contato dental

Temos um especialista para atender sua necessidade

Lente de contato dental

Condições de pagamento difenciadas!

Lente de contato dental

Atendimento personalizado!

Conheça a nossa clínica

Reproduzir vídeo
Dúvidas em relação ao tratamento? Temos um especialista
para entender sua necessidade. Entre em contato
Home » Informações » Lente de contato dental

LENTE DE CONTATO DENTAL: CONHEÇA MAIS SOBRE ESSE PROCEDIMENTO.

Você sabe o que é lente de contato dental? Se não sabe ou não possui tanto conhecimento no assunto, não tem problema, pois neste conteúdo abordaremos tudo sobre esse procedimento e como ele pode ser útil.

Atualmente, ter um sorriso bonito tem sido cada vez mais fácil para quem não se sente bem com seus próprios dentes, seja pelos formatos ou mesmo por uma questão de autoestima.

Mas a boa notícia é que hoje existe uma infinidade de tratamentos estéticos capazes de deixar os dentes lindos, branquinhos e alinhados.

Para mais informações relevantes, navegue pelo tópico abaixo:

Além do clareamento convencional que conhecemos, que promete deixar os dentes mais brancos, também podemos contar com outros procedimentos que dão um upgrade na aparência dos nossos dentes, como é o caso da lente de contato dental, a mais nova queridinha de muitos pacientes

O QUE É UMA LENTE DE CONTATO DENTAL?

As lentes de contato dental, também conhecidas como faceta, podendo ser faceta em resina ou porcelana, possuem de 0,3 a 0,5 milímetros, o que possibilita uma preparação ideal do dente e proteção adicional de toda a estrutura dentária.

Em alguns pacientes, o preparo para colocar as lentes envolve o desgaste dos dentes naturais, mas não há com que se preocupar, pois o desgaste é mínimo, variando apenas entre 0,2 a 1,5 mm, dependendo de cada caso.

Os profissionais da área odontológica já deixaram claro que o procedimento é seguro e não oferece danos à estrutura dentária, ou seja, os pacientes que querem colocar as facetas podem ficar tranquilos e utilizar seus novos dentes para sorrir ou se deliciar com qualquer prato.

QUANDO SURGIU A LENTE DE CONTATO DENTAL?

Muitos acreditam que as lentes de contato dental são recentes, pois só fizeram sucesso após alguns artistas terem adotado o procedimento, mas se enganam.

Essas facetas destinadas a melhorar a estética dos dentes foram criadas pelo dentista californiano Charles Pincus, no ano de 1928, mas nessa época elas só serviam para serem utilizadas em filmagens cinematográficas, onde os atores necessitavam ter dentes que chamassem a atenção dos telespectadores.

De lá para cá, profissionais da área odontológica foram se especializando cada vez mais no procedimento e atualmente já conseguem oferecer um resultado totalmente seguro, duradouro e de alta qualidade.

COMO É FEITO O PROCEDIMENTO DA LENTE NOS DESTES?

Como já vimos, as facetas de resina, têm se tornado cada vez mais populares entre as pessoas que não gostam dos seus dentes naturais ou mesmo desejam dar uma renovada no sorriso.

Por esse motivo, os dentistas têm sido procurados nos seus consultórios para explicar como é feito o procedimento e explicar o passo a passo de todo o tratamento.

Mas se você deseja colocar as lentes de contato e quer tirar suas dúvidas antes de procurar o profissional, veio ao local certo, pois iremos explicar cada etapa do procedimento e como ele é feito.

Porém, é válido ressaltar que cada profissional trabalha de uma forma diferente, portanto, pode ser que ele realize o procedimento seguindo outras etapas.

Basicamente, o procedimento é realizado em três etapas. Na primeira, o profissional dentista realiza uma análise do paciente e estuda toda sua arcada dentária. O procedimento ocorre por meio de fotos de vários perfis.

Além disso, ele também escolhe a cor das lentes mais adequadas ao perfil do paciente, realiza a moldagem com um material bem preciso e envia para o técnico.

Na segunda etapa, após enviar todos os documentos do paciente ao laboratório, o profissional realiza a confecção do material.

Na terceira e última etapa, o paciente volta ao dentista para colocar as lentes. Durante o procedimento, é aplicado um produto no dente para que sua superfície fique porosa.

Após isso, é aplicado o cimento resinoso e o silano, produto usado para que o produto fixe-se à lente.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE LENTE DE CONTATO DENTAL?

A maioria das pessoas já conhecem a lente de contato dental ou ao menos já ouviu falar nele, pois trata-se de um procedimento estético que só vem crescendo.

Mas o que poucos sabem é que o tipo de material utilizado nas lentes não será o mesmo para todos os casos. E se a escolha do material for indevido para o paciente, poderá trazer complicações.

Por isso, a escolha de um profissional especializado no tratamento é de grande importância, pois danos estéticos podem trazer problemas irreversíveis à saúde bucal.

Portanto, para maior conhecimento de todos, separamos a seguir os principais tipos de lentes de contato e suas características.

Acompanhe:

1. Cerâmica feldspática

A cerâmica feldspática, ou porcelana comum, é um dos materiais mais antigos para a produção das lentes de contato.

Atualmente, ela é bastante utilizada em alguns tratamentos, entretanto, por mais que tenha propriedades estéticas excelentes, o material é menos durável e pode trazer riscos elevados para fraturas e infiltração por cárie dentária.

2. Vidro-cerâmico reforçado por leucita

Um dos materiais que mais têm se popularizado nos últimos anos, graças às suas vantagens e ótima aplicação.

Ele consegue imitar com perfeição detalhes ópticos, como transparências, opalescências e fluorescências próprias dos dentes naturais, além de ser resistente e ter alta durabilidade.

3. Dissilicato de lítio

É um material translúcido e multifuncional, podendo ser utilizado em bloco ou infraestrutura e cimentado por métodos convencionais ou por meio da técnica adesiva.

As facetas laminadas em porcelana, lentes de contato dental e fragmentos cerâmicos produzidos com este material obtém resultados estéticos incríveis e marcantes, o que tem ganhado o coração de muitos pacientes.

4. Silicato de lítio reforçado com zircônia

A união da zircônia ao silicato de lítio traz à técnica com dissilicato alta resistência mecânica comparado a outros materiais. Além da resistência, é possível garantir uma boa estética e um resultado totalmente satisfatório.

5. Zircônia

Por fim temos a zircônia, um material idealizado como estrutura resistente e estética para próteses dentárias em porcelana, em aplicações que vão desde coroas até próteses sobre implantes. A introdução desse material garante transparências e características de dentes naturais.

São muitos materiais que podem ser utilizados para a confecção das facetas de resina, por essa razão, é importante a procura por profissionais especializados no procedimento para que ele possa avaliar cada caso e indicar o melhor material.

AS LENTES SÃO COLOCADAS APENAS NOS DENTES DA FRENTE?

Alguns pacientes possuem dúvidas quanto aos dentes que receberão as lentes de contato.

Muitos acreditam que as lentes são colocadas em todos os dentes, outros acham que são sobrepostas apenas nos dentes da frente. Por isso, iremos à resposta correta

As lentes são sim colocadas apenas nos dentes da frente, entretanto em algumas situações, os profissionais podem achar mais conveniente estender para o restante dos dentes.

QUAL A DURABILIDADE DAS LENTES DE CONTATO DENTAIS?

Quem procura realizar a aplicação das lentes ou facetas de resina tem muitas dúvidas em relação à durabilidade e os cuidados que devem ser tomados para não prejudicar o material.

Mas a boa notícia é que os materiais utilizados nesse procedimento são totalmente resistentes e duradouros, o que garante mais tranquilidade aos pacientes.

Em relação a durabilidade, podemos dizer que as lentes podem ter uma vida útil de até 20 anos.

Entretanto, é válido ressaltar que a durabilidade é muito relativa, já que depende de alguns fatores que variam de paciente para paciente, como a higiene bucal de cada um, seus hábitos alimentares, vícios, entre outros.

É importante lembrar que a lente de dente, assim como nossos dentes naturais, necessitam de cuidados especiais e muitas vezes o cuidado deve ser redobrado para manter a cor, a estrutura e a aparência em dia.

CUIDADOS QUE DEVEM SER TOMADOS COM AS FACETAS DE PORCELANA ANTES E DEPOIS DO PROCEDIMENTO

Quem deseja renovar o sorriso sabe que existem muitos procedimentos estéticos milagrosos, capazes de aumentar a autoestima e deixar os dentes lindos como nunca, um deles é a colocação das facetas de porcelana.

Essa técnica é capaz de trazer excelentes resultados aos pacientes, entretanto, após a colocação da lente de contato dental, alguns cuidados devem ser seguidos para que o efeito seja realmente positivo e duradouro.

Dentre os cuidados, estão

  • Não roer as unhas;
  • Não utilizar os dentes para morder ou abrir objetos;
  • Não ingerir em excesso bebidas que podem manchar os dentes, como café;
  • Evitar o uso de clareadores sem prescrição médica;
  • Evitar o fumo;
  • Escovar os dentes diariamente após cada refeição;
  • Usar fio dental;
  • Utilizar uma escova dental com cerdas macias.

 

É importante ressaltar que se algum procedimento for feito após a aplicação das lentes, é preciso tomar bastante cuidado para não danificar o material.

Por esse motivo, certifique-se de que o profissional que escolheu irá cuidar dos seus dentes e tomará as devidas providências para evitar esses danos.

AS LENTES DE CONTATO DENTAL PRECISAM DE MANUTENÇÃO?

A resistência das lentes de contato, após cimentadas aos dentes, é uma das principais vantagens do procedimento e isso pode confundir o paciente e fazer com que ele não volte a realizar as manutenções, o que pode ser um grande erro.

Por mais que o material seja resistente e duradouro, é preciso consultar regularmente seu dentista para garantir que as lâminas estejam sempre em perfeita harmonia, sem chance de deslocamento ou qualquer dano que possa comprometer o sorriso ou sua saúde bucal.

Quanto à frequência da manutenção, ela será recomendada pelo profissional após a realização do seu procedimento.

FAQ EXCLUSIVA: LENTE DE CONTATO DENTAL

Como já vimos até o momento, a lente de dente vem ganhando cada vez mais adeptos, tanto no mundo das celebridades quanto àqueles que sonham com um sorriso perfeito.

Além de proporcionar um sorriso mais branco e alinhado aos pacientes, as lentes ainda conseguem corrigir pequenas imperfeições, o que faz com que elas sejam mais adoradas.

E graças a popularização deste procedimento, surgem também muitas dúvidas que precisam ser esclarecidas com atenção. E pensando em ajudar, separamos abaixo as perguntas mais frequentes sobre o procedimento estético.

Não deixe de conferir!

LENTE DE CONTATO DENTAL TRAZ RISCOS?

Embora a colocação das facetas de resina tragam inúmeros benefícios aos pacientes, é importante destacar os riscos que elas podem apresentar em casos de higienização inadequada, má alimentação, negligência médica durante a realização dos exames e planejamento clínico, entre outros.

Portanto, a busca pelo profissional adequado é de suma importância, pois a cada retorno à clínica, ele passará todos os cuidados que devem ser tomados para que a lente não seja prejudicada.

Caso note alguma irregularidade, como maior sensibilidade nos dentes, fraturas, deslocamento, entre outros problemas, é preciso buscar ajuda do seu dentista imediatamente para que o mesmo possa avaliar seu caso e sugerir o melhor tratamento.

QUEM NÃO PODE COLOCAR LENTE DE CONTATO DENTAL?

Assim como qualquer outro procedimento estético, é importante que o paciente saiba com antecedência se ele pode ou não realizar a colocação da lente de contato dental.

Portanto, separamos abaixo algumas contraindicações que devem ser respeitadas, e caso se encaixe em alguns dos casos, é importante confirmar com seu dentista.

  • Crianças ou adolescentes que não tenham terminado sua fase de crescimento facial;
  • Pacientes que não possuem uma boa higiene bucal;
  • Pacientes com alto risco de cáries;
  • Pacientes com dentes sobrepostos;
  • Má oclusão;
  • Dentes fracos ou com diminuição do esmalte dental;
  • Dentes com extensas restaurações amareladas ou antigas;
  • Casos de desgastes dentários por bruxismo.

 

Em caso de dúvidas, procure um dentista especializado na colocação de lentes e realize todos os exames que lhe forem solicitados, assim é possível garantir toda a segurança necessária.

É COMUM CAIR A LENTE DE CONTATO DOS DENTES?

Por mais que os pacientes se assustem, é totalmente comum a queda da faceta dental. Nesse caso, existem uma série de fatores que podem contribuir para essa situação, desde problemas durante o procedimento até maus hábitos, como roer unhas, objetos, usar os dentes para abrir pacotes, entre outros.

Além disso, a falta de higiene bucal é outro fator que pode provocar a perda da lente de contato. A probabilidade de gerar cáries, infiltrações em volta das lentes e doenças gengivais aumenta e muito, por isso é preciso tomar cuidado.

Se você tem medo que isso aconteça com suas lentes, pode ficar despreocupado(a), pois não há nada a temer.

Se ocorrer a queda do dente, a primeira coisa que deve ser feita é procurar imediatamente seu dentista junto com a lente de contato dental que caiu para que ele possa realizar a avaliação.

Nessa consulta ele vai analisar se a causa da queda foi provocada por mau hábito ou se refere a alguma doença.

Caso a lente de contato não tenha sofrido nenhuma alteração em sua estrutura, o profissional poderá refazer todo o passo a passo da técnica para uma nova cimentação, utilizando aquela mesma lente.

Agora se a lente estiver danificada, é preciso fazer o procedimento do início, onde será preciso optar pela confecção de uma nova lâmina

QUAIS OS BENEFÍCIOS DAS LENTES DE CONTATO DENTAL?

Quem busca por um sorriso perfeito também deseja saber informações quanto aos benefícios que o procedimento vai oferecer, o que é primordial.

Pesquisar sobre o tratamento com antecedência e procurar pelo melhor profissional vai garantir que seus dentes tenham um resultado totalmente satisfatório, além de deixá-los alinhados e branquinhos, como é o sonho de muitos pacientes.

Em vista disso, separamos abaixo os principais benefícios da colocação dessas lentes.

Acompanhe:

1. Preservação da estrutura do dente

Uma das maiores preocupações dos pacientes é em relação ao desgaste do seu dente natural, que em alguns casos, será necessário para a colocação das lentes.

Entretanto, não há com que se preocupar, pois nesses casos o desgaste é mínimo e não vai prejudicar sua estrutura dental.

2. União de dentes separados

Alguns pacientes possuem seus dentes naturais um pouco separados e sonham em ter um sorriso juntinho e alinhado.

Para isso, a lente de contato dental pode ser a melhor opção, pois durante o procedimento as resinas serão produzidas com as medidas adequadas para que fiquem unidas no resultado final.

3. Tratamento indolor

Outra dúvida de muitos pacientes é em relação à dor durante o tratamento. Mesmo que a colocação das facetas de porcelana possa exigir um pouco desgaste do dente natural, não haverá necessidade de aplicar anestesia, pois o procedimento é indolor.

4. A lente tem longa duração

Quem optar em colocar sua lente de contato dental pode ficar despreocupado (a) em relação à durabilidade, pois trata-se de um dos procedimentos estéticos mais duráveis.

Geralmente, elas têm duração de 10 a 20 anos, podendo haver exceções de caso para caso. Tudo dependerá dos cuidados bucais que o paciente terá e dos retornos frequentes ao médico para realizar a manutenção e a checagem geral da estrutura.

5. Resistência a manchas

As lentes de contato dental também são totalmente resistentes às manchas.

É fato que todos necessitam tomar cuidados especiais após a realização do procedimento, mas alimentos mais escuros, como vinhos, chás, cafés, entre outros, se consumidos com moderação, não irão manchar suas lentes.

COMO ENCONTRAR O PROFISSIONAL CERTO PARA COLOCAR LENTE NOS DENTES?

A escolha mais importante que deve ser feita antes de iniciar qualquer procedimento ou tratamento dental é a do profissional dentista que irá te atender.

Por mais que seja uma escolha de suma importância, nem todos se preocupam em fazer uma pesquisa antecipada pelo profissional ou pela clínica responsável pela saúde dos dentes.

E um bom dentista é primordial para que a colocação das lentes seja realizada corretamente, sem afetar em nada sua saúde bucal e sem trazer prejuízos a outros aspectos da sua boca.

Portanto, para te auxiliar, separamos a seguir algumas etapas que podem ser levadas em consideração no momento da procura pelo seu dentista.

Confira:

1. Realize pesquisas sobre o profissional ou clínica

Para saber mais sobre o profissional ou clínica que deseja visitar, pesquise na internet e procure pela reputação do local e a credibilidade no atendimento.

De nada adianta oferecer os melhores tratamentos e não dispor de um atendimento esclarecedor.

2. Avalie o nível de especialização dos profissionais

Antes de mais nada, é importante que procure saber o nível de capacitação dos profissionais.

Para isso, você pode marcar uma consulta avaliativa para que possa verificar a informação com antecedência.

3. Verifique as tecnologias utilizadas pela clínica

Confira quais tratamentos e tecnologias o consultório e o dentista oferecem aos seus pacientes.

É sempre importante frisar que os dentistas, assim como qualquer profissional da área da saúde, necessitam acompanhar a tecnologia e estarem sempre em busca dos melhores tratamentos e especializações.

4. Compare os valores

A parte financeira é outro fator que pode influenciar muito na decisão do melhor local. Por isso, antes de iniciar o procedimento, faça comparações de preços.

E claro, nunca se esqueça, o barato muitas vezes pode sair caro. Ao optar pelo menor valor, é preciso que tome cuidado e verifique também o profissionalismo do dentista que está te prometendo o tratamento.

5. Invista no profissional ao sentir-se seguro(a)

Após todos esses pontos, é importante ressaltar que você só deve dar início no procedimento ao sentir segurança total no profissional ou na clínica.

Caso contrário, apenas procure outro profissional para esclarecer suas dúvidas e te oferecer o melhor tratamento.

Ao seguir essas orientações, você vai conseguir encontrar um excelente profissional e ainda terá o melhor tratamento dental.

E para comprovar e avaliar o melhor atendimento odontológico, sugiro que conheça hoje mesmo a nossa clínica, que possui anos de história e que tem a missão de transformar vidas por meio dos melhores tratamentos dentários.

PARA SABER MAIS SOBRE LENTE DE CONTATO DENTAL

Ligue para 11 98574-7656 ou clique aqui e entre em contato por email.

Gostou? compartilhe!

INFORMAÇÕES

ENTRE EM CONTATO PELO TELEFONE

Publicações Relacionadas

Lente de contato dental

APARELHO ESTÉTICO

Lente de contato dental

APARELHO ORTODÔNTICO DE PORCELANA

Lente de contato dental

APARELHO FIXO TRANSPARENTE

Regiões onde a Vue Odonto atende Aparelho de dente:

Regiões onde a Vue Odonto atende Aparelho de dente:

O conteúdo do texto desta página é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 – Lei de direitos autorais.